Secretário-geral da OIF esperado na Côte d'Ivoire

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- O secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF) e ex-Presidente do Senegal, Abdou Diouf, é esperado quarta-feira à noite em Abidjan para uma visita de três dias, disseram à PANA fontes seguras na capital ivoiriense.
Segundo um programa oficial, durante a sua estada, Diouf vai visitar Yamoussoukro (240 km a norte de Abidjan), onde vai rezar diante da campa do primeiro Presidente da Côte d'Ivoire, Felix Houphouet-Boigny, que morreu em Dezembro de 1993.
Abdou Diouf deverá ainda visitar o Instituto Politécnico de Yamoussoukro.
Depois de regressar a Abidjan, Diouf será recebido em audiência pelo Presidente ivoiriense, Laurent Gbagbo, segundo o programa.
O secretário-geral da OIF vai ainda analisar a situação política na Côte d'Ivoire com o primeiro-ministro Seydou Diarra e Albert Tevoejre do Benim, que lidera o comité de acompanhamento do acordo de Linas-Marcoussis.
Antes de deixar Abidjan no sábado, Diouf vai encontrar-se com líderes dos principais partidos políticos ivoirienses, líderes religiosos, embaixadores dos países francófonos e com as Forças Novas (coligação dos três ex-movimentos rebeldes).
As autoridades ivoirienses solicitaram a assistência da OIF para a organização das eleições presidenciais de 2005.
O guineense Lansana Kouyaté é o observador da OIF na crise político-militar ivoiriense, que dividiu o país em duas partes desde a rebelião de 19 de Setembro de 2002 levada a cabo por um grupo de militares do Exército nacional.

01 Outubro 2003 15:00:00




xhtml CSS