Secretário-geral da OIF defende nova Carta para organização

Antananarivo- Madagáscar (PANA) -- O secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), o senegalês Abdou Diouf, apelou terça-feira em Antananarivo aos Estados membros para dotar a instituição francófona duma nova Carta para permitir a conclusão da sua reforma institucional.
Falando na abertura da 21ª Conferência Ministerial da Francofonia (CMF), o ex-presidente senegalês estimou que a nova Carta permitirá "reforçar a Francofonia, torná-la mais dinâmica, mais coerente e mais visível".
"Cabe-vos a responsabilidade de se pronunciar sobre esta reforma, de nos permitir engajar-se numa nova fase que deverá ser marcada pelo sentido da inovação, pelo objectivo principal de rigor e da eficácia, pela força das nossas convicções e pela fé nos nossos valores", disse Diouf aos ministros dos 63 países e governos membros da OIF.
O secretário-geral da Francofonia lembrou que a reforma institucional foi decidida em Novembro de 2004 em Ouagadougou (Burkina Faso), sublinhando a qualidade do trabalho cumprido para chegar ao projecto da nova Carta proposta à CMF, cuja sessão foi aberta pelo Presidente malgaxe, Marc Ravalomanana.
"Há exactamente um ano os nossos chefes de Estado e de governos reuniram-se (.
.
.
) e tomaram decisões capitais para dar um novo impulso à OIF.
Eles clarificaram primeiro os nossos objectivos e as nossas prioridades ao adoptar o nosso quadro estratégico decenal que se tornou num instrumento precioso", afirmou o ex-chefe de Estado senegalês.
"Nos últimos meses trabalhámos com ardor e determinação e num remarcável espírito de diálogo, concertação e confiança.
Trabalhámos igualmente para a elaboração dum projecto da Carta revisada, sobre o qual tivemos a oportunidade de analisar durante os trabalhos do Comité Permanente da Francofonia", acrescentou Diouf.
Após a sua adopção quarta-feira pelo CPF, a "Carta de Antananarivo" prevê a supressão da Agência Intergovernamental da Francofonia (AIF).
Ela fará igualmente do secretário-geral da OIF "a chave-mestra" da cooperação multilateral francófona.

22 Novembro 2005 12:10:00




xhtml CSS