Secretário-geral da Francofonia esperado em Marrocos

Paris- França (PANA) -- O secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), o senegalês Abdou Diouf, é aguardado a 1 de Julho próximo em Rabat para uma visita de trabalho de 72 horas a Marrocos, soube a PANA sexta-feira de fonte oficial em Paris.
Durante a sua estada em Rabat, Diouf pronunciar-se-á a 2 de Julho próximo diante de 250 deputados francófonos reunidos no quadro da 32ª sessão da Assembleia Parlamentar da Francofonia (APF), precisou esta instituição sediada na capital francesa.
O ex-chefe do Estado senegalês deverá responder às perguntas dos parlamentares da APF nomeadamente sobre a paz e a estabilidade nos países do espaço francófono, incluindo a Côte d'Ivoire e o Haiti, que beneficiam do apoio da OIF no quadro dos seus esforços de resolução da crise.
O secretário-geral da Francofonia deverá igualmente reafirmar a dedicação da sua instituição à Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Cultural, lembrando aos Estados que a Conferência Ministerial da Francofonia lhes pediu em Novembro último em Antananarivo (Madagáscar) para ratificarem rapidamente este tratado.
A APF, que realizará de 30 de Junho a 3 de Julho próximo em Rabat a sua 32ª sessão na presença de 15 presidentes da Assembleia Nacional dos países francófonos, é um dos cinco operadores da Francofonia.

24 Junho 2006 11:31:00




xhtml CSS