Agência Panafricana de Notícias

Secretário-geral da CAF aguardado na Guiné-Conakry

Conakry, Guiné-Conakry (PANA) – O secretário-geral da Confederação Africana de Futebol (CAF), Véron Mosengo Omba,  é esperado esta terça-feira em Conakry, para uma visita oficial à Guiné, soube a PANA de fonte desportiva.

Durante a sua estadia, cuja duração não foi revelada, Omba manterá encontros sobre os preparativos da organização do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2025 com os membros do Governo e o Presidente da Transição no país, o coronel Mamadi Doumbouya, de acordo com um comunicado do Comité de Normalização (CONOR).

Segundo esta instituição, que substitui a Federação Guineense de Futebol por decisão da FIFA (Federação Internacional de Futebol), o secretário-geral da CAF e a delegação que chefia, serão recebidos pelo ministro guineense dos Desportos e Juventude, Lansana Béa Diallo, e pelo chefe do Estado, o coronel Mamadi Douboumya.

Porém, vários observadores locais exprimem o seu ceticismo quanto à capacidade da Guiné de organizar o CAN 2025, devido a grandes atrasos registados na restauração de numerosas infraestruturas desportivas e  hoteleiras, entre outras, em diferentes zonas escolhidas pelos decisores públicos.

No entanto, o ministro dos Desportos indicou recentemente, em conferência de imprensa, erm que participaram outros membros do Governo, que a Guiné respeitará os prazos fixados para ultrapassar o desafio da organização do evento.

Durante o seu encontro com a imprensa, o governante guineense disse que o CAN 2025 está dedicado a um único país, nomedamente a Guiné, mesmo se muitos se posicionam para organizar a competição.

Rumores persistentes anunciam  a deteminação da Nigéria e da Argélia de substituirem, na última hora, a Guiné, em caso de falha.

"As suas candidaturas podem ser apresentadas para 2027, 2029 ou ainda em 2031. Mas 2025 será para a Guiné”, afirmou o ministro dos Desportos e Juventude.

O Governo guineense, que assinou vários contratos de 24 meses com diversas empresas nacionais e estrangeiras para a realização das infraestruturas, disse-se persuadido de estar conforme os prazos fixados pela CAF, com vista a organizar o CAN.

-0- PANA AC/JSG/FK/DD 29agosto2022