Secretário executivo da CEDEAO no Burkina Faso

Ouagadougou- Burkina Faso (PANA) -- O presidente do Burkina Faso, Blaise Compaoré, recebeu em audiência segunda-feira em Ouagadougou, o secretário executivo da Comunidade Económica dos Estados da África Austral (CEDEAO), Mohamed Ibn Chambas.
No final do encontro, Chambas declarou ter trocado opiniões com o chefe do Estado burkinabe, que também é o presidente em exercício da União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA), sobre a situação desta instituição e o processo de paz na Côte d'Ivoire.
Chambas, que realçou os laços fraternos e solidários que unem a UEMOA e a CEDEAO, fez saber que esta reunião tinha como objectivo consolidar cada vez mais estes laços e coordenar as actividades das duas organizações na perspectiva de uma livre circulação de pessoas e bens, de serviços e capitais na sub-região.
"Tratou-se igualmente de avaliar, à nível das duas instituições de integração, como desenvolver e integrar a economia dos países da sub- região", prossegiu, sublinhando que as duas instituições trabalham de mãos dadas para lutarem contra o sub-desenvolvimento e a pobreza.
Quanto à resolução da crise ivoirense, salientou que com os esforços de todos, este país está a caminhar para a paz.
Nesta óptica, felicitou o presidente burkinabe por "ter usado todo o seu poder", em consonância com o presidente em exercício da CEDEAO, John Kufuor (presidente do Ghana), para o fim das hostilidades e o regresso da paz a Côte d'Ivoire.

25 Março 2003 12:44:00




xhtml CSS