Secretário de Estado francês visita Argélia

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - O secretário de Estado francês dos Antigos Combatentes, Jean-Marc Todeschini, efetua domingo e segunda-feira uma visita oficial à Argélia, soube a PANA de fonte diplomática.

Para além de manter encontros com as autoridades argelinas, Todeschini visitará o cemitério marinho de Mers-el-Kébir, cemitério militar francês do Petit Lac d'Oran e o serviço dos antigos combatentes e vítimas de guerra de Argel situado em Télémly.

A sua agenda prevê igualmente discussões com um grupo de alunos do Liceu Internacional Alexandres Dumas, que realizou um projeto pedagógico sobre a Argélia nas grandes guerras; a deposição duma coroa de flores no cemitério de Bologhine e a entrega da Legião de Honra a seis veteranos argelinos da Segunda Guerra Mundial.

Esta visita que vai efetuar-se alguns dias antes do 70º aniversário de 8 de maio de 1945 dará lugar ao primeiro gesto memorial efetuado diante da Estela de Saal Bouzid por um membro do Governo francês que se desloca especialmente a Sétif para o efeito.

-0- PANA BAL/TBM/MAR/IZ 18abril2015

18 Abril 2015 14:52:56


xhtml CSS