Secretário de Estado francês para Negócios Estrangeiros visita Camarões

Paris, França (PANA) – O secretário de Estado francês junto do ministro da Europa e Negócios Estrangeiros, Jean-Baptiste Lemoyne, é esperado em Yaoundé para uma visita de 48 horas aos Camarões, soube a PANA de fontes oficiais na capital francesa.

« Em Yaoundé, o secretário de Estado manterá nomeadamente um encontro com o Presidente da República dos Camarões, Paul Biya, com quem analisará a situação atual nos Camarões,  nomeadamente nas províncias anglófonas, as relações económicas e de cooperação entre França e os Camarões bem como desafios de segurança regional, a luta contra a seita Boko Haram e a situação na República Centroafricana », indicou um comunicado do Quai d’Orsay (ministério francês dos Negócios Estrangeiros).

Preocupada com a estabilidade dos Camarões, devido à intensificação de atos de violência no norte e no sudoeste do país e a apelos para a independência nas províncias anglófonas, a França apelou a diferentes protagonistas da crise camaronesa para contribuírem para a pacificação.

Encorajou-os sobretudo a resolverem as tensões atuais através do diálogo.

Por outro lado, França mantém com os Camarões uma importante cooperação na área de segurança e da defesa, com ênfase essencialmente para a formação, no quadro das escolas nacionais de vocação regional, tais como a Escola Superior Internacional de Guerra (ESIG) de Yaoundé.

O diplomata francês visitará, durante a sua estada na capital camaronesa, o Museu Nacional dos Camarões no quadro dum projeto de cooperação cultural entre os dois países, reunir-se-á com responsáveis do Instituto Francês de Yaoundé, com estudantes e jovens criadores de empresas.

Avistar-se-á igualmente com cidadãos franceses estabelecidos nos Camarões, acrescentou a mesma fonte.

As relações económicas entre os dois países, muito diversificadas, com a presença de uma centena de surcursais e de quase 200 empresas pertencentes a cidadãos franceses, estão caraterizadas pela diminuição das exportações francesas para os Camarões, na ordem dos 2,1 porcento em 2016, para atingir 631 milhões de euros, apesar de França ser a terceira fornecedora dos Camarões em 2015 com 10,5 porcento das importações atrás da China e da Nigéria.

As importações francesas a partir dos Camarões registaram igualmente uma diminuição para atingir 262 milhões de euros em 2016, enquanto o excedente comercial de França é  e 319 milhões de euros em 2017.

Jean-Baptiste Lemoyne vai deslocar-se depois ao sudoeste dos Camarões para se reunir com autoridades locais e representantes da sociedade civil, devendo efetuar uma visita ao Instituto Africano de Estudos de Matemáticas, pólo de excelência que forma estudantes provenientes de todo o continente.

-0- PANA BM/JSG/IBA/FK/DD 29junho2018

29 Junho 2018 11:37:54


xhtml CSS