Secretário de Estado americano na reunião de Kigali sobre Protocolo de Montréal

Washington DC, Estados Unidos (PANA) – O secretário de Estado americano, John Kerry, estará em Kigali, no Rwanda, de 13 a 14 de outubro corrente onde vai juntar-se a outras personalidades que vão abordar a aplicação dos objetivos sobre o clima e o ambiente na reunião das Partes no Protocolo de Montreal.

O Departamento de Estado americano considera as negociações de Kigali uma ocasião para se alcançar um acordo mundial sobre a emenda ao Protocolo de Montreal para suprimir progressivamente a produção e o consumo de hidrofluorocarbonetos (HFC).

« Os HFC tornaram-se em alternativas correntes às substâncias que destroem a camada de ozono, mas, ainda que menos perigosas para a camada de ozono, contribuem para emissões significativas de gás com efeito de estufa, o que significa que participam na mudança climática mundial », sublinha um comunicado chegado à PANA terça-feira.

« Uma emenda ambiciosa do uso dos HFC vai reforçar a dinâmica positiva do acordo de Paris e poderá reduzir em meio grau celsius o aquecimento climático até finais deste século », acrescenta a nota.

O comunicado indica que o Protocolo de Montreal sobre as substâncias que destroem a camada de ozono é amplamente considerado como um dos tratados mais completos no ambiente e foi o primeiro tratado a ser ratificado por todos.

Este acordo mundial permitiu encarar a reconstituição da camada de ozono através de medidas para controlar a produção e o consumo das substâncias que o destroem », sublinha o mesmo documento.

A reunião de alto nível de peritos sobre mudança climática e de altos responsáveis governamentais dos 192 países signatários do Procotolo de Montréal, visando reforçar o controlo dos hidrofluorocarbonetos que induz uma mudança climática, arrancou segunda-feira, em Kigali.

-0- PANA MA/FJG/JSG/MAR/IZ 11out2016

11 Outubro 2016 18:41:06


xhtml CSS