Secretário de Estado americano na Nigéria para avaliar luta contra extremismo no país

Abuja, Nigéria (PANA)   - O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, encontra-se desde terça-feira, na Nigéria, no quadro duma visita de dois dias destinada a avaliar os esforços de luta contra o extremismo e o terrorismo no país, constatou a PANA no local.

À sua chegada, a primeira atividade pública de Kerry foi realizada no Palácio do sultão de Sokoto, Alhaji Saád Abubakar, onde ele manteve largas discussões com os líderes políticos e religiosos do norte do país sobre os esforços da luta contra o terrorismo na Nigéria.

O eminente diplomata norte-americano afirmou no Palácio que a luta contra a seita mortal Boko Haram só vai exitar se as causas que levam as  pessoas a juntar-se a este grupo terrorista  forem resolvidas e  se o Governo conquistar a confiança do povo.

"Sabemos igualmente que vencer a seita Boko Haram no terreno  representa  apenas o início do que nos espera", declarou Kerry num discurso pronunciado na cidade de Sokoto, no norte da Nigéria.

Segundo ele, conquistar a confiança do povo necessita igualmente da cooperação do Exército e das forças da ordem, pois que o extremismo "não pode ser vencido com repressão ou  receio".

Kerry acrescentou igualmente que a América vai continuar a dialogar com o sultão com vista a consolidar a tolerância religiosa e a compreensão no seio dos Nigerianos.

Ele afirmou que, ao ser o primeiro secretário de Estado norte-americano a visitar o califado, devem ser envidados todos os esforços necessários para consolidar os conhecimentos religiosos no seio dos Nigerianos.

O sultão Sa’ad Abubakar  exprimiu, previamente, o seu orgulho com esta visita.

Kerry vai pronunciar igualmente  um discurso sobre a importância de comunidades resistentes e de tolerância religiosa no combate contra o extremismo violento, antes de reunir-se com um grupo de jovens que trabalham para mudar as perceções da comunidade que minimizam o papel das meninas na sociedade.

A sua agenda prevê ainda um encontro com alguns governadores estaduais e líderes religiosos no norte do país.

-0- PANA MON/VAO/ASA/BEH/SOC/FK/IZ 24ago2016

24 Agosto 2016 15:07:52


xhtml CSS