Secretário de Estado adjunto americano recebido pelo Presidente maliano

Bamako, Mali (PANA) - O secretário de Estado adjunto americano para os Assuntos Africanos, Tibor Hagy, chegado sábado a Bamako, foi recebido domingo pelo Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita, na presença do embaixador dos Estados Unidos no Mali, Paul Folmsbee, soube a PANA segunda-feira de fonte oficial.

Hagy, que efetua uma digressão pelo continente africano pela primeira vez desde a sua nomeação, disse que analisou com Keita questões relacionadas à segurança, à economia e à política, numa audiência presenciada igualmente pela ministra maliana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Kamissa Camara.

Sem dar mais detalhes, o diplomata americano lembrou, em particular, a posição "preponderante" que o Mali ocupa na política americana no continente e, particularmente, na África Ocidental.

"O Mali é um país muito importante para os Estados Unidos", disse para justificar a sua presença neste país para a sua primeira viagem a África.

O diplomata americano visitou, por outro lado, o primeiro-ministro maliano, Soumeylou Boubèye Maïga, antes de se encontrar com os principais atores do Acordo de Paz e Reconciliação para o Mali, bem como com os responsáveis da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA).

O Acordo de Paz e de Reconciliação do Mali foi assinado, entre maio e junho de 2015, entre o Governo maliano, os grupos armados do norte do Mali e a comunidade internacional, com vista a alcançar uma paz definitiva neste país, após uma série de rebeliões tuaregues, exacerbadas hoje por frequentes ataques jihadistas no norte e no centro do Mali.

-0- PANA GT/DIM/IZ 5nov2018

05 Novembro 2018 17:19:52


xhtml CSS