Secretário-Geral das Nações Unidas ausente da cimeira de Francofonia em Kinshasa

Paris, França (PANA)   – O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, não participará na 14ª Cimeira da Organização Internacional da Francofonia (OIF), prevista para 12 a 14 de outubro próximo em Kinshasa, a capital da República Democrática do Congo (RDC), indicou quarta-feira em Paris o porta-voz do ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Philippe Lalliot.

Durante um briefing, Laillot precisou no entanto que Ki-moon decidiu fazer-se representar em Kinshasa pela diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura (UNESCO), Irina Bokova.

"A vice-ministra francesa da Francofonia, Yamina Benguigui, e Bokova analisaram esta cimeira durante um encontro nesta quarta-feira em Paris", precisou o diplomata francês.

O Presidente francês, François Hollande, confirmou a 29 de agosto último em Paris a sua participação na cimeira da OIF, apesar das reticências duma parte da sua esfera e de apelos ao seu boicote lançados por Organizações Não Governamentais (ONG) congolesas e internacionais.

Opositores congoleses recorreram à justiça francesa para obter a transferência desta cimeira por um outro país, considerando que a sua realização na RDC confortaria o regime do Presidente congolês, Joseph Kabila, acusado de espezinhar a democracia e os direitos humanos.

Segundo o seu programa, a Cimeira de Kinshasa vai analisar as crises que assolam diversos países do espaço francófono, dos quais a Guiné Conakry, o Mali, Madagáscar e a República Democrática do Congo (RDC).

-0- PANA SEI/TBM/IBA/CJB/DD    19set2012

19 Setembro 2012 18:13:17




xhtml CSS