Secretário-Geral da ONU saúda progressos na luta contra desnutrição

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, saudou as recentes realizações a favor da nutrição materna e infantil, renovando o apelo para o alcance do objetivo dum mundo sem fome.

Ban lançou este apelo, quinta-feira, durante uma reunião de alto nível com chefes de Estado, representantes da sociedade civil e do setor privado e outros Ministérios e funcionários da ONU sobre o Movimento para o Reforço da Nutrição (SUN).

O SUN é um esforço mundial que visa melhorar a alimentação para todos, em particular para as mulheres e as crianças.

Com a recente adesão do Burundi e do Quénia, o SUN agrupa agora 30 países que consagram os seus esforços ao reforço da nutrição.

Estes países contam 56 milhões de crianças que sofrem de atraso de crescimento devido à desnutrição crónica, o que representa mais de um quarto das crianças desnutridas do mundo.

"Saúdo as realizações do Movimento SUN. Trinta países colocaram doravante a nutrição na agenda do seu processo de desenvolvimento e mais de 56 milhões de crianças desnutridas têm uma melhor chance de se desenvolver e de estar em boa saúde", indicou.

"O SUN agrupa os Governos, a sociedade civil, o setor privado e os doadores internacionais. A maioria dos países que se juntaram ao Movimento demostraram que o progresso é possível apesar das dificuldades económicas, climáticas e políticas", acrescentou.

"Os apoiantes do Movimento SUN salientam a aplicação de soluções que melhoram diretamente a nutrição, como o apoio ao aleitamento ou a garantia ao acesso às vitaminas e aos minerais essenciais, bem como os esforços que têm uma grande influência sobre a nutrição", indicou.

Em abril passado, Ban nomeou 27 líderes mundiais ao comité diretor do SUN para apoiar os enormes esforços do Movimento nos diferentes países.

O comité diretor agrupa chefes de Estado, representantes de agências de desenvolvimento, da sociedade civil, de empresas e as organizações onusinas que fornecem apoio estratégico para aumentar a nutrição.

-0- PANA AA/VAO/ASA/AAS/SOC/MAR/TON 28set2012

28 september 2012 10:33:48




xhtml CSS