Secretário-Geral da ONU saúda êxito do processo eleitoral na Serra Leoa

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, felicitou quinta-feira Julius Maadio Bio pela sua eleição enquanto novo Presidente da República da Serra Leoa e todos os candidatos pela sua contribuição para o êxito do processo eleitoral.

A Comissão Eleitoral Nacional anunciou, quarta-feira,  4, os resultados definitivos da segunda volta das eleições presidenciais na Serra Leoa.

Guterres felicitou igualmente o povo serraleonês "pelo sentido de responsabilidade que   demonstrou ao realizar as eleições de forma pacífica", disse o seu porta-voz numa declaração à imprensa.

"O Secretário-Geral da organização universal saúda os esforços das equipas de observação eleitoral nacionais, regionais e internacionais bem como o seu representante especial para a África Ocidental e Sahel, Mohammed Ibn Chambas", acrescentou.

O responsável da ONU apelou para a manutenção da calma e insistiu na necessidade «para todas as partes interessadas utilizarem os meios legais estabelecidos para submeter as suas eventuais queixas".

O Secretário-Geral reiterou o apoio da ONU ao novo Governo para a consolidação da paz e o prosseguimento do desenvolvimento sustentável.

Segundo a imprensa, Julius Maada Bio, que foi candidato da oposição, venceu o escrutínio presidencial com 51,8 porcento dos votos diante do candidato do partido então no poder, Samura Kamara.

-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/IZ 6abril2018

06 Abril 2018 21:02:49


xhtml CSS