Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU qualifica nomeação de Governo na Líbia de "etapa importante"

Tripoli, Líbia (PANA) - O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, felicitou-se pelo anúncio feito pelo Conselho da Presidência sobre a nomeação dos ministros do Governo de entendimento nacional na Líbia, garantindo que este "anúncio marca uma etapa importante para a aplicação do acordo político e a resolução da crise no país".

"O Secretário-Geral espera com impaciência que o novo Governo seja aprovado para que possa começar a enfrentar os numerosos desafios com os quais está confrontado o país", acrescentou quarta-feira o seu porta-voz numa declaração à imprensa.

Ban Ki-moon saudou a Presidência do Conselho e todos os dirigentes líbios "que mostraram o seu engajamento em colocar o interesse nacional acima de tudo e engajar-se num diálogo para resolver os seus diferendos".

Ban exortou novamente todos os líbios a apoiar a aplicação do acordo político para que a Líbia possa continuar a sua transição democrática.

O Conselho da Presidência do Governo de União anunciou terça-feira em Túnis, onde está provisoriamente, a composição do Governo composto por 32 ministros.

Saído do acordo político assinado a 17 de dezembro em Skhirat, Marrocos, sob a égide das Nações Unidas, o Governo de União deve conduzir uma transição de dois anos. Mas antes, ele deve ser aprovado pela Câmara dos Representantes (Parlamento) num prazo de dez dias a partir da data do seu anúncio.

-0- PANA BY/TBM/MAR/TON 21jan2016