Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU preocupado com golpe de Estado no Lesoto

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, declarou-se preocupado com o anúncio dum golpe de Estado militar no Lesoto, um país da África Austral, e convidou todas as partes a resolverem os seus diferendos de maneira pacífica.

Um comunicado da ONU divulgado em Nova Iorque segunda-feira cita Ban como tendo recomendado o respeito da ordem constitucional e do regime democrático, a abstenção do recurso à violência e trabalhar para uma resolução duradoura e pacífica das divergências.

Congratulou-se com os esforços em curso da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), da Commonwealth e de outros parceiros do Lesoto para ajudar no restabelecimento da confiança entre os membros do Governo de coligação, e convidou todas as partes a continuar a jogar um papel ativo na promoção da paz no Lesoto.

O Lesoto é um pequeno país encravado no interior da África do Sul de onde fugiu o primeiro-ministro Thomas Thabane, após ter alegado um golpe de Estado que imputou ao Exército, que,
por sua vez, desmentiu tais acusações

-0- PANA AA/VAO/FJG/BEH/SOC/MAR 01set2014