Secretário-Geral da ONU nomeia chefe adjunto de missão na RCA

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, nomeou o diplomata norte-americano Laurence Wohlers como seu representante especial adjunto na Missão  da ONU na República Centro Africana (MINUSCA).

Segundo um comunicado das Nações Unidas enviado à PANA sábado, Wohlers possui uma rica experência em matéria de relações internacionais, tendo como domínio de competências a gestão de conflitos, a governação e a comunicação intercultural.

Wohlers serviu como embaixador dos Estados Unidos na República Centro Africana de 2010 a 2013 e assumiu diferentes funções diplomáticas em África, na Ásia, na Europa, em Washington e foi ministro conselheiro para os Assuntos Políticos na Missão das Nações Unidas na União Europeia, em Bruxelas, de 2006 a 2008 e ministro conselheiro para os Assuntos Públicos na Embaixada dos Estados Unidos em Moscovo (Rússia) de 2003 a 2006.

A 10 de abril último, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a criação da MINUSCA, uma operação de manutenção da paz das Nações Unidas composta por 12 mil elementos e cuja missão é proteger os civis na República Centro Africana e facilitar o acesso humanitário neste país abalado pela guerra civil.

A MINUSCA vai substituir a missão de apoio internacional sob liderança africana, mais conhecida sob o nome de MISCA, e começará a desdobrar-se a 15 de setembro próximo com 10 mil militares,  incluindo 240 observadores e 200 oficiais de estado-maior.

Ela será igualmente reforçada por uma unidade da Polícia composta por mil e 800 elementos, dos quais 400 agentes da Polícia e 20 agentes dos serviços correcionais.

-0- PANA AA/MA/BAD/IS/SOC/MAR/TON 27abril2014

27 Abril 2014 10:29:39




xhtml CSS