Secretário-Geral da ONU convidado para visitar Sudão

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Presidente sudanês, Omar Al-Bashir, convidou o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon a visitar o Sudão sacudido por uma crise armada na sua conturbada região ocidental de Darfur, anunciou terça-feira a porta-voz da ONU, Michele Montas.
De acordo com ela, o convite foi formulado durante uma conversa telefónica entre o líder sudanês e o Secretário-Geral, e este "aceitou em princípio fazê-lo" mesmo sem marcar nenhuma data.
Porém, disse, Ban lembrou a Al-Bashir "da escolha feita, em concertação com o presidente da Comissão da União Africana (UA), Alpha Oumar Konaré, de um representante especial conjunto ONU-UA e de um vice-representante especial para a região de Darfur, assim como de uma força de comando para a missão conjunta".
A porta-voz disse também à PANA que o Secretário-Geral abordou os aspectos políticos e humanitários da presença da ONU e da UA em Darfur durante a conversação telefónica mantida com o líder sudanês.
"Hoje (segunda-feira), o Secretário-Geral informou o presidente do Conselho de Segurança Dumisani Kumalo, da África do Sul, sobre esta conversação e vai discutir com os membros do Conselho de Segurança sobre Darfur durante o seu almoço previsto para quinta-feira", declarou Montas.
Paralelamente, cópias traduzidas da carta de Al-Bashir e as 14 páginas anexadas serão enviadas aos membros do Conselho de Segurança.
Na sua resposta enviada a Ban na semana passada, o líder sudanês desafiou o plano da ONU de desdobrar uma força híbrida para Darfur, apelando para mais negociações apesar de um acordo anterior.

13 Março 2007 20:20:00




xhtml CSS