Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU condena violência crescente na região sudanesa de Abyei

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, condenou firmemente segunda-feira a escalada contínua de violências na cobiçada região sudanesa de Abyei.

Ele exprimiu igualmente a sua preocupação em relação aos movimentos acrescidos de tropas e as trocas de tiros de armas pesadas e ligeiras entre as forças de segurança do Sudão e do Sudão Sul.

Num comunicado divulgado na sede da ONU em Nova Iorque, Ban Ki-moon afirmou estar « profundamente preocupado pela segurança das populações civis da região, que foram na sua maioria forçados a deslocar-se devido aos combates ».

Ele deplorou igualmente as ações dos que são responsáveis pelos bombardeamentos do Quartel-General da ONU, um ataque que fez dois feridos entre os soldados da paz e exigiu que os autores sejam responsabilizados por este ataque.

Ban Ki-moon apelou igualmente às duas partes em conflito para garantir a segurança do pessoal da ONU e reiterou o seu apelo para inquéritos sobre os ataques contra as Nações Unidas em Goli, a 10 de maio corrente, bem como sobre o ataque contra um cortejo escoltado pela ONU quinta-feira, para julgar os autores.

« O Secretário-Geral exortou as duas partes a cessar imediatamente as suas operações militares, a retirar todas as forças e os elementos armados de Abyei e a não se engajar em novos atos de antagonismo », notou o comunicado.

Ele sublinhou igualmente que Ban Ki-moon instou as duas partes a respeitar os seus compromissos precedentes de manter a paz e a segurança na região de Abyei através dos mecanismos que foram objeto dum acordo e engajar-se em discussões sérias para encontrar uma resolução final sobre a questão de Abyei antes de 09 de julho.

Confrontos mortíferos custaram a vida a cerca de 12 pessoas desde o início do ano, quando um anunciado referendo sobre o estatuto de Abyei não chegou a realizar-se devido a desacordos sobre o direito de voto.

O Sudão Sul será dividido do resto do país formalmente a 9 de julho na sequência dum referendo separado organizado em janeiro, ao passo que o Sul e o Norte reivindicam a propridade de Abyei.

-0- PANA AA/BOS/AKA/TBM/IBA/MAR/IZ 24maio2011