Secretário-Geral da ONU avalia actividades humanitárias em Darfur

Cartum- Sudão (PANA) -- O Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan é aguardado sexta-feira no Sudão para avaliar os esforços humanitários feitos na conturbada província de Darfur (oeste) e reunir-se com as autoridades sudanesas, soube a PANA de fonte oficial.
"Esta segunda visita do Secretário-Geral a Darfur visa balancear uma das piores crises humanitárias no mundo e os progressos realizados no quadro da satisfação das necessidades das populações no terreno", noticiou terça-feira a imprensa sudanesa.
O porta-voz da ONU no Sudão Stephan Dujarric, citado pela imprensa local, disse que Kofi Annan, ao se deslocar ao Sudão, espera reforçar o apoio à presença da força de segurança da União Africana (UA) e relançar as actividades de ajuda humanitária vitais e massivas realizadas pela organização mundial.
Cerca de dois anos de combates entre soldados governamentais e dois grupos rebeldes - Movimento para a Libertação do Sudão (SLM) e o Movimento para a Justiça e Igualdade (JEM) - em Darfur fizeram quase 150 mil mortos e 1,6 milhão de pessoas desabrigadas, segundo estatísticas de organizações humanitárias.
Antes de se deslocar ao Sudão, Annan fará uma escala na Etiópia, onde vai co-presidir a uma conferência de doadores destinada a ajudar a reforçar os efectivos da força militar da UA em Darfur que controlam o frágil cessar-fogo observado na província.
O Secretário-Geral da ONU e o presidente da Comissão da UA, Alpha Oumar Konaré, vão co-presidir a esta reunião a 26 de Maio na capital etíope (Addis Abeba) para solicitar ajuda necessária para a missão africana em Darfur.

24 Maio 2005 19:32:00




xhtml CSS