Agência Panafricana de Notícias

Sebastian Coe substitui Lamine Diack na presidência da IAAF

Nairobi, Quénia (PANA) - A ex-estrela do atletismo britânico Sebastian Coe foi eleito quarta-feira presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) depois de vencer o seu rival, Sergey Bubka, por 115 votos contra 92 em Beijing, na China.

O ex-campeão olímpico dos 1.500 metros substituirá no final do campeonato do mundo de atletismo de 2015, previsto de 22 a 30 de agosto em Beijing, Lamine Diack, de nacionalidade senegalesa, que presidiu aos destinos da IAAF durante 16 dos seus 86 anos.

"Para a maioria de nós nesta sala acreditamos que o nascimento dos nossos filhos é o maior momento das nossas vidas", declarou Coe, que vai ocupar a liderança da IAAF durante um período inicial de quatro anos, mas, disse, "devo dizer que tendo em conta a oportunidade de trabalhar convosco para o futuro do desporto é provavelmente a segunda maior e memorável ocasião de minha vida".

Entre os primeiros a felicitar Coe figuravam Lamine Diack e Bubka, que foi eleito mais tarde vice-presidente da IAAF.

"Eu sei que o atletismo no futuro vai crescer e se tornar mais forte", declarou Bubka.

A IAAF é objeto duma vigilância reforçada durante as últimas semanas por causa de acusações de dopagem no atletismo, apesar de Coe defender a abordagem utilizada pelo órgão reitor para os testes.

-0- PANA DJ/SEG/AKA/DIM/TON 19agosto2015