Sarkozy reafirma apoio a Ouattara

Addis-Abeba, Etiópia (PANA) – O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, manifestou em Addis Abeba, na Etiópia, o seu apoio total a Alassane Ouattara, reconhecido como Presidente eleito da Côte d’Ivoire pela quase totalidade da comunidade internacional no final da segunda volta das eleições presidenciais de 28 de Novembro passado, soube a PANA de fontes oficiais.

Falando na abertura da 16ª Cimeira da União Africana, o Presidente francês afirmou domingo que a única coisa que faltava era impor o respeito da escolha claramente exprimida pelos Ivoirienses.

"Na Côte d’Ivoire, todo um povo vê violada a escolha que exprimiu livramente durante uma eleição que devia cumular no regresso da paz", lamentou o Presidente francês, cujo país dispõe de cerca de 900 soldados na Côte d'Ivoire.

Por outro lado, Sarkozy afirmou o apoio do seu país aos esforços iniciados pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental  (CEDEAO) e pelas Nações Unidas para restaurar a paz na Côte d’Ivoire.

"França apoia resolutamente os esforços para fazer prevalecer, com paz, o respeito da escolha dos Ivoirienses", acrescentou o Presidente francês, que assume a dupla presidência do G-8 e do G-20.

A crise ivoirienae impôs-se como assunto maior nas discussões da 16ª Cimeira da UA,   sábado e domingo, sob o lema dos "Valores Partilhados para uma Maior Unidade e Integração".

Após longas e tensas discussões, o Conselho Executivo da União Africana não conseguiu obter um consenso sobre a Côte d’Ivoire e teve de transferir o dossiê para a sessão dos chefes de Estado.

O Conselho de Paz e Segurança da UA (CPS) decidiu, por falta de acordo global sobre a crise, criar um painel de cinco chefes de Estado do continente para encontrar uma saída de crise na Côte d’Ivoire.

-0- PANA SEI/TBM/IBA/CJB/TON 30jan2011

31 Janeiro 2011 12:37:58




xhtml CSS