São Tomé adquire novo rebocador para aumentar operacionalidade portuária

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - São Tomé e Príncipe adquiriu um navio rebocador estimado em mais de 300 mil euros para dar maior operacionalidade ao porto de Ana Chaves, apurou a PANA este fim de semana na capital santomense.

O navio denominado "Liberdade" atracou sábado, no porto de Ana Chaves, depois de 21 dias de viagem com escala em Cabo Verde, numa aquisição da Empresa Nacional de Administração dos Portos (ENAPORT), que suportou inteiramente o preço.

O novo rebocador comprado ao Porto de Leixões, em Portugal, possui dois motores de mil e 400 cavalos cada e, segundo o seu comandante, "está preparado para arrastar qualquer tipo de embarcação".

A sua compra resulta duma parceria existente entre o Porto de Leixões e a ENAPORT.

Na cerimónia de bênção, pela sua chegada ao arquipélago, o diretor da ENAPORT, Idalécio Fernandes, afirmou que "as  operações portuárias far-se-ão agora com maior fluidez, o que vai implicar benefícios para a população, clientes e os agentes".

O primeiro rebocador do Porto de Ana Chaves data da década de 80 passada, e, segundo
o ministro santomense da Economia e Cooperação Internacional, Agostinho Fernandes
o navio  consegue rebocar uma barcaça de 40 contentores e mais duas com capacidade para 12 cada

Falando em declarações à PANA, ele explicou ainda que o nova embarcação consegue descarregar 500 contentores em dois dias, o que só era possível em uma semana anteriormente, com o rebocador Ana Chaves.

O Liberdade tem múltiplas funções e está  dotado de equipamento de navegação ultramoderno, e preparado para operações de  busca e salvamento e combate ao incêndio.

Na ocasião, o ministro Agostinho Fernandes assegurou que a direção da ENAPORT "entendeu e acatou as instruções que foram dadas pelo Executivo".

Explicou que não foi necessário a empresa recorrer a fundos externos muito menos aos bancos para comprar a barcaça que custou aos cofre da empresa mais de 300 mil euros.

-0- PANA RMG/IZ 1nov2015

01 Novembro 2015 15:36:41


xhtml CSS