São Tomé Príncipe rebece apoio de Taiwan para luta contra pobreza

São Tomé- São Tomé e Príncipe (PANA) -- O Governo da China Taiwan vai ajudar São Tomé e Príncipe a desenvolver os seus sectores das infraestruturas e dos transportes, no âmbito dum programa de combate contra a pobreza nas ilhas, soube a PANA de fonte governamental em São Tomé.
O ministro são-tomense das Obras Públicas e Infraestruturas Delfim Neves, que esteve recentemente em Taiwan, disse que o Governo daquele país asiático vai conceder um montante não especificado para a construção de casas, a reparação de estradas e a reabilitação de edifícios.
No sector dos transportes, o governante são-tomense garantiu que parte das verbas deverá ser aplicada na compra de autocarros que implicará a consequente ressurreição do serviço de transportes públicos, desaparecido desde os finais da década de 80, e de um barco para as ligações entre as ilhas de São Tomé e Príncipe.
“Já temos luz verde das autoridades de Taiwan, no quadro de um financiamento extraordinário e directo para sustentar esses projectos”, disse Delfim Neves.
Além de cooperação no domínio das infraestruturas e transportes, Taiwan tem apoiado também os sectores da saúde, educação e agricultura, através de assistência técnica, doação de equipamentos, formação e apoio financeiro.
Considerado um dos principais parceiros de São Tomé e Príncipe, Taiwan concedeu nos últimos 10 anos mais de 100 milhões de dólares americanos no âmbito do programa-quadro de cooperação desde o estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países em 1997.

04 Fevereiro 2007 10:38:00


xhtml CSS