SG das Nações Unidas exorta países a comprometer-se a favor de pessoas deficientes

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, apelou, por ocasião da celebração do Dia Internacional das Pessoas Deficientes, para que se
passe das boas intenções para tomar medidas concretas a favor das pessoas deficientes que representam cerca de 15 porcento da população mundial.

« O nosso desafio é garantir a todas as pessoas igualdade no acesso de que precisam e que merecem. Como o afirmaram os negociadores durante a conferência das Nações Unidas deste ano (Rio 20) sobre o desenvolvimento sustentável,  a acessibilidade é essencial para se atingir o futuro que nós queremos”, indicou o responsável onusino numa mensagem transmitida domingo à PANA em Nova Iorque.

Ele lembrou igualmente à comunidade internacional a necessidade de trabalhar juntos para atingir os objetivos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas Deficientes para eliminar a discriminação e a exclusão e, para além disso, construir sociedades respeitadoras da diversidade e da inclusão.

O Secretário-Geral notou que, até novembro de 2012, apenas 126 países ratificaram a Convenção, ou seja dois terços dos países-membros das Nações Unidas.

O tema da celebração deste ano é «Eliminar as Barreiras para Criar uma Sociedade Inclusiva e Acessível para Todos ».

Ban Ki-moon indicou que as barreiras podem tomar várias formas, entre as quais a ausência de acessibilidade no ambiente físico e das tecnologias de informação e comunicação sem esquecer as que dependem da legislação ou da política, ou dos comportamentos das sociedades e da discriminação.

Este Dia Internacional das Pessoas Deficientes marca a abertura oficial dos preparativos para a reunião de alto nível da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre as Deficiências e Desenvolvimento, prevista para setembro de 2013.

A reunião vai realizar-se numa altura em que a comunidade internacional quer elaborar um programa de desenvolvimento pós-2015, o que constitui uma oportunidade para garantir que os direitos, as preocupações e as contribuições das pessoas deficientes sejam plenamente consideradas.

-0- PANA AA/MA/ASA/JSG/FK/IZ 2dez2012

02 Dezembro 2012 12:40:43


xhtml CSS