SG das Nações Unidas apela para eleições pacíficas e credíveis na República Centroafricana

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA)   - O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, exortou todos os Centroafricanos, incluindo os candidatos, a garantir a realização de eleições pacíficas e credíveis para a segunda volta do escrutínio presidencial  e para a nova volta para as eleições legislativas.

Num comunicado publicado pelo seu porta-voz em Nova Iorque, Ban Ki-moon felicitou as autoridades de transição na República Centroafricana (RCA) pelos esforços envidados para terminar o processo de transição antes de 31 de março de 2016.

« As eleições de domingo vão aproximar o país do fim da transição e do regresso  à ordem constitucional. São progressos significativos para a estabilidade política e o relançamento económico a longo prazo », indica o comunicado.

Lembrando o apoio significativo consentido pela Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilzação na RCA (MINUSCA) no país durante o processo eleitoral, o responsável da ONU reiterou a determinação da missão de tomar todas as medidas necessárias para impedir qualquer perturbação do escrutínio de domingo.

« O Secretário-Geral da ONU exortou todos os atores a manter um clima propício para eleições pacíficas e credíveis e a conformar-se com o Código de Conduta assinado pelos candidatos e pelos partidos políticos », indica o comunicado onusino, exortando todas as partes a resolver qualquer conflito que  possa ocorrer  nas eleições pelos canais jurídicos estabelecidos.

« Os que forem reconhecidos iniciadores ou autores de atos de violência  deverão responder  em Tribunal pelos seus atos », sublinhou a nota.

-0- PANA MA/ASA/TBM/FK/IZ 15 fev2016

15 Fevereiro 2016 09:25:35




xhtml CSS