SG das Forças Novas esperado em Abidjan

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- O secretário-geral das Forças Novas (FN, rebelião ivoiriense), Guillaume Soro, é aguardado terça- feira em Abidjan para retomar o seu assento no conselho de ministros, enquanto ministro do Programa de Reconstrução e Reinserção, soube-se de fonte próxima da rebelião.
"O secretário-geral das Forças Novas, ministro de Estado e ministro do Programa de Reconstrução e Reinserção, Guillaume Soro, chegará terça-feira a Abidjan com vista a retomar o seu lugar no governo de transição e no processo de saída da crise na Côte d'Ivoire", sublinha um comunicado entregue à PANA e assinado pelo porta-voz das FN, Sidiki Konaté.
O texto precisa que, à sua chegada à capital económica ivoiriense, que deixou há cerca de um ano "por razões de segurança", Soro vai encontrar-se com o chefe do Estado ivoiriense, Laurent Gbagbo, antes de se reunir com o primeiro-ministro Charles Konan Banny.
O SG das FN manterá igualmente vários encontros com os outros actores da crise, nomeadamente o presidente da Coligação dos Republicanos (RDR), Alassane Dramane Ouattara, lê-se no comunicado.
Deslocar-se-á a Daoukro (centro-este) para se reunir com o presidente do Partido Democrático da Côte d'Ivoire (PDCI), Henri Konan Bédié, empossado sábado último durante uma grandiosa cerimónia num estádio de Abidjan como candidato do seu partido ao escrutínio presidencial agendado o mais tardar para 31 de Outubro próximo.
Por razões de segurança, as Forças Novas exigiram que Soro volte a Abidjan protegido pela sua guarda mais chegada, diz-se no secretariado das FN.

13 Março 2006 20:16:00




xhtml CSS