SG da ONU pede financiamentos para melhorar saúde de mulheres

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, convidou a comunidade internacional a disponibilizar recursos e financiamentos para melhorar a saúde das mulheres e reforçar a igualdade entre os sexos.
Ban Ki-moon lançou este apelo durante a sessão plenária da Assembleia Geral da ONU que comemora o 15º aniversário da Conferência Internacional sobre a População e Desenvolvimento, organizada no Cairo (Egipto) em 1994.
"Esta conferência foi um exemplo brilhante de o que fazem as Nações Unidas, como nenhuma outra organização do mundo, designadamente: ser pioneiro na resolução dos desafios mundiais e levar os Governos a fixar juntos objectivos internacionais que vão bem além do que vários países fariam eles próprios", declarou.
O Secretário-Geral da organização mundial acresecentou que "apesar dos esforços consentidos ao longo dos anos", o consenso de Cairo continua mais um objectivo que uma realidade.
Ele indicou que para levar a bom porto o Programa de Acção de Cairo, será preciso permitir às mulheres aceder aos serviços de saúde reprodutiva, como a Planificação Familiar, apoiando ao mesmo tempo as iniciativas de erradicação da pobreza e impedindo as violações em tempo de guerra ao pôr termo à cultura da impunidade.
"Todas estas acções necessitam financiamentos", indicou Ban, notando que "atravessamos talvez um período de crise financeira e de recessão económica, mas não se trata recuar nas nossas promessas de proteger as mulheres e de investir nestas últimas no seu interesse e o do nosso futuro colectivo".
Ele convidou igualmente todos os parceiros de desenvolvimento a juntar-se a ele no Programa de Acção de Cairo até à realização de todas as promessas.

14 Outubro 2009 18:07:00


xhtml CSS