SADC reúne ministros da Ciência e Tecnologia em Pretória

Joanesburgo- África do Sul (PANA) – Os ministros d-a Ciência e Tecnologia da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) reúnem-se sexta-feira em Pretória, na África do Sul, para preparar a cimeira comunitária prevista para Agosto próximo no Lesoto.
O Ministério sul-africano da Ciência e Tecnologia indicou que a agenda do encontro será dominada pelas modalidades para implementar a resolução de Fevereiro de 2006 do Conselho da SADC que recomenda a criação de um gabinete de Ciência e Tecnologia da organização.
Até agora, o Secretariado da SADC não tem competência para coordenar os assuntos científicos e tecnológicos da comunidade.
A África Austral pretende alinhar os seus programas científicos e tecnológicos com os contidos no programa da Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD).
A conferência de Pretória vai basear-se no Quadro para a Ciência e Tecnologia adoptado em Abril passado no Zimbabwe.
As outras acções incluem a mobilização de recursos financeiros e técnicos para implementar os programas e projectos contidos no Plano de Desenvolvimento Estratégico Indicativo Regional e a coordenação da implementação do Plano Científico e Tecnológico da NEPAD na África Austral.
Os ministros vão também visitar algumas das principais instituições científicas e tecnológicas da África do Sul, incluindo o Conselho para a Pesquisa Científica e Industrial (CSIR), a Fundação Nacional de Pesquisa (NRF), o Conselho de Pesquisa Agrícola (ARC) e o Centro da Inovação.

05 Julho 2006 20:17:00


xhtml CSS