Agência Panafricana de Notícias

SADC homenageia ex-Presidente tanzaniano Nyerere

Gaborone, Botswana (PANA) - A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) prestou homenagem ao ex-Presidente da Tanzânia, Mwalimu Julius Kambarage Nyerere, por ter lançado uma base sólida para “unidade, paz, liberdade e desenvolvimento socioeconómico na região, soube a PANA de fonte oficial.

 

"Por ocasião da celebração da liderança de Mwalimu Nyerere e a sua dedicação à libertação e ao desenvolvimento socioeconómico, quero sublinhar que a maior honra que podemos dar a este grande filho de África é levar a visão da paz, da liberdade, da reconciliação, da coesão social, da solidariedade, da resiliência e do desenvolvimento  para gerações futuras”, declarou a secretária executiva da SADC, Stergomena Lawrence Tax, quando homenageava terça-feira Nyerere. 

Acrescentou que se vai lembrar sempre o seu forte apoio à independência e liberdade total de muitos países africanos, que lhe valeu o respeito e a admiração em África e além-fronteiras.

"Vemos a marca de Mwalimu Nyerere no continente africano através do papel essencial  desempenhado com outros líderes africanos eminentes no estabelecimento da Organização da Unidade Africana (OUA) em 1963, a qual se tornará na União Africana em 2002 ", declarou Stergomena.

Hoje, 21 anos depois do desaparecimento do ícone do bloco, a SADC acredita que a sua história ficará incompleta sem fazer menção especial a  Nyerere que, com outros dirigentes, fundou os Estados da linha de frente e a Conferência para a Coordenação do Desenvolvimento da África Austral (SADCC) em 1980.

Este ano, 2020, a SADC comemora o seu 40.º aniversário, desde a sua criação em 1980, refere-se.

-0- PANA DRW/VAO/ASA/TBM/MAR/DD 14outubro2020