Rwandês nomeado novo comandante da Missão Conjunta da ONU e UA em Darfur

Kigali, Rwanda (PANA) – Um Rwandês foi nomeado novo comandante  da Missão Conjunta  da ONU e UA em Darfur (MINUAD), anunciaram esta terça-feira o Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e a presidente da Comissão da União Africana (CUA), Nkosazana Dlamini-Zuma.

Trata-se dum tenente-general, Frank Mushyo Kamanzi, de 51 anos, que sucede a um tenente-general, Paul Ignace Mella, da Tanzânia, que deve terminar formalmente a sua missão a 31 de dezembro de 2015, segundo um comunicado oficial transmitido à PANA em Kigali.

Kamanzi possui uma longa e brilhante carreira no seio do Exército rwandês onde ele trabalhou como chefe de Estado-Maior do Exército, bem como como comandante adjunto da Força/Chefe dos Observadores Militares da Missão da União Africana no Sudão (MUAS) entre 2006 e 2007.

Kamanzi foi comandante-em-chefe da Academia Militar do Rwanda (2009 a 2010).

Ele é titular duma licenciatura em agricultura e dum mestrado em estratégia de segurança nacional da Universidade da Defesa Nacional nos Estados Unidos.

É o segundo oficial superior rwandês a dirigir a MINUAD  após o tenente-general Patrick Nyamvumba que ocupou  este posto até março de 2013.

-0- PANA TWA/AR/AKA/IS/FK/DD 15dez2015

15 ديسمبر 2015 18:40:13




xhtml CSS