Agência Panafricana de Notícias

Rwanda reintegra Comunidade Económica dos Estados da África Central

Ponta-Negra, Congo (PANA) – A ministra rwandesa dos Negócios Estrangeiros, Louise Mushikiwabo, anunciou terça-feira em Ponta Negra, no sul do Congo, a decisão do seu país de reintegrar a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), uma organização sub-regional que o Rwanda deixou em 2007 por falta de contribuição.

« O Rwanda é doravante um país que está muito longe da tragédia (do genocídio de 1994), que se estabilizou e pronto para contribuir na CEEAC », explicou Mushikiwabo, convidada a assistir a uma manobra militar de tropas vindas de oito países da CEEAC.

A manobra decorreu em Loango, uma aglomeração perto do atlântico, situada a cerca de 15 quilómetros de Ponta Negra, principal centro económico e industrial do Congo.

A ministra anunciou que o seu país vai reintegrar a CEEAC durante a sua próxima cimeira a decorrer dentro de algumas semanas.

O Rwanda suspendeu a sua participação na CEEAC para consagrar totalmente os seus recursos à reconstrução do país abalado pelo genocídio de 1994.

-0- PANA MB/JSG/MAR/IZ 29out2014