Agência Panafricana de Notícias

Rwanda e Zâmbia reforçam cooperação bilateral em área da Polícia

Kigali, Rwanda (PANA)  - Altos responsáveis da Polícia rwandesa e zambiana decidiram segunda-feira reforçar a cooperação entre os dois países para manterem a paz e estabilidade, soube a PANA de fonte oficial em Kigali.

A decisão foi tomada durante um encontro em Kigali entre o comissário da Polícia zambiana, Kakoma Kanganja, e o inspetor-geral da Polícia rwandesa, Dan Munyuza.

Segundo uma declaração publicada pela Polícia Nacional Rwandesa, o Rwanda dá prioridade e valor à cooperação regional e bilateral para  juntar os esforços na luta contra crimes que ameaçam “os nossos países, o nosso continente e a paz e segurança internacionais.”

"Em particular, devemos partilhar informações sobre o terrorismo e  suas células ativas nas regiões da África Oriental, Central e Austral”, lê-se na nota.

O documento sublinha igualmente a necessidade de partilha de informações sobre grupos armados que continuam a causar insegurança na região.

O responsável da Polícia zambiana sublinhou que, se os dois países estiverem empenhados na partilha de informações sobre a segurança e a inteligência, “estaremos em condições de proteger a imagem das nossas duas autoridades policiais e cumprir as nossas tarefas com profissionalismo, no interesse dos nossos cidadãos.”

"A partilha de informações permitir-nos-á funcionar de forma proativa, em vez de reagirmos a situações depois de elas terem ocorrido. Enquanto os criminosos continuam a conceber novos métodos de cometimento de crimes, devemos estar em condições de nos adaptar às novas formas do controlo da criminalidade nos nossos respetivos países”, acrescentou.

A visita de Kanganja ao Rwanda seguiu-se à assinatura, em fevereiro de 2018, de quatro pactos de cooperação para reforçar os laços e a integração entre dois países.

Os acordos, dos quais os Presidentes rwandês, Paul Kagame, zambiano, Edgar Lungar, foram testemunhas, fizem respeito a uma consulta política, à cooperação em matéria de ciência, tecnologia e inovação, bem como a investimentos e à parceria entre os setores privados dos dois países.

-0- PANA TWA/AR/BAI/TBM/FK/DD 20out2020