Rwanda e Sri Lanka assinam acordo de cooperação em matéria de defesa

Kigali, Ruanda (PANA) –O Rwanda e o Sri Lanka assinaram na terça-feira um acordo de cooperação no domínio de segurança e da defesa, confirmou à PANA uma fonte militar em Kigali.

O acordo inclui um quadro geral para explorar áreas de cooperação entre as forças de defesa dos dois países, de acordo com a fonte.

O memorando de entendimento foi assinado pelo ministro da Defesa do Rwanda, o Geral James Kabarebe, e pelo seu homólogo do Sri Lanka, Ruwan Wijewardene, com o objetivo de formalizar uma maior cooperação direcionada e desenvolvida mesmo antes do quadro legal acima referenciado.

De acordo com um comunicado emitido pelo ministério rwuandês da Defesa, as Forças de Defesa Rwandesas (RDF, sigla em inglês) forjaram uma parceria frutífera com as homólogas do Sri Lanka, em particular nas áreas do alto comando e de cursos de Estado-Maior, da formação básica de oficiais e cursos de engenharia.

"O Sri Lanka e o Rwanda têm muito a aprender uns com os outros, pois têm o mesmo contexto histórico e o mesmo estímulo", declarou o ministro do Sri Lanka em visita no Rwanda.

Cerca de 20 oficiais militares rwandeses estão atualmente a ser formados em engenharia no Sri Lanka, revelaram fontes militares.

-0- PANA TWA/VAO/ASA/BEH/DIM/DD 16maio2018


16 Maio 2018 09:53:54




xhtml CSS