Rwanda anuncia estabilização da taxa de prevalência do HIV/Sida

Kigali, Rwanda (PANA) – A  taxa de prevalência do HIV/Sida no Rwanda foi estável nos últimos três anos, fixando-se em 3,1 porcento para todas as camadas da população, anunciou este  domingo o Centro Biomédico do Rwanda num comunicado.

O Governo rwandês estima que a prevalência do HIV na faixa etária compreendida entre os 15 e os 49 anos  é de 3,1 porcento, correspondente a uma cifra de 206 mil pessoas seropositivas.

No total, as estatísticas oficiais mostram que 94 porcento das pessoas despistadas positivas recebem um tratamento antirretroviral (ARV) no país, enquanto o número de doentes à procura deste tratamento está avaliado em 170 mil indivíduos.

"O Papel das Autoridades na Luta contra a Pandemia" é o tema escolhido este ano no Rwanda para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Sida.

No Rwanda, a assistência do Governo aos doentes do HIV é feita há alguns anos sob forma de diferentes programas de aconselhamento,  uma assistência psicológica na formação e iniciação dos grupos vulneráveis infetados a projetos geradores de receitas e empregos.

-0- PANA TWA/SSB/FK/IZ 01dez2013

01 Dezembro 2013 13:33:39


xhtml CSS