Rwanda alberga sede da Comissão Este-Africana sobre Ciência e Tecnologia

Kigali, Rwanda (PANA) – O Rwanda albergará a partir de julho próximo a sede da Comissão Leste-Africana  sobre a Ciência e Tecnologia, nos termos dum acordo assinado na sede da Comunidade Leste-Africana (CEA) em Arusha , na Tanzânia.

Esta estrutura terá como principal objetivo promover e coordenar o desenvolvimento, a gestão e a aplicação da ciência e da tecnologia nos Estados-membros da CEA, indica o comunicado oficial divulgado esta terça-feira em Kigali.

Durante a assinatura do acordo, a ministra rwandesa dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Louise Mushikiwabo, indicou  que o seu país está disposto a apoiar esta nova comissão nos seus projetos a fim de que a ciência e a tecnologia possam ser benéficas a todos os cidadãos deste espaço comunitário.

A Comissão Leste-Africana sobre a Ciência e Tecnologia terá por mandato desenvolver estruturas-quadros, que reforçarão a cooperação nesta matéria e o progresso tecnológico nos países parceiros, explica o comunicado.

Deverá identificar e responder aos maiores desafios de importância para a ciência e a sociedade com a missão de facilitar a interação entre os cientistas de todas as disciplinas, lê-se na nota.

A Comissão encorajará igualmente a participação dos cientistas dos países parceiros nos projetos científicos internacionais e fornecerá conselhos independentes e fiáveis, o que, de acordo com o comunicado, estimulará um diálogo construtivo entre a comunidade científica.

O orçamento de funcionamento alocado a esta estrutura regional estima-se em um milhão 800 mil dólares americanos para o exercício 2014-2015.

-0- PANA TWA/JSG/FK/DD  11março2014

11 Março 2014 13:40:25


xhtml CSS