Agência Panafricana de Notícias

Rwanda acolhe 66 emigrantes vindos da Líbia

Kigali, Rwanda (PANA) – Um primeiro grupo de 66 refugiados africanos, evacuados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) da Líbia, chegou quinta-feira ao Rwanda a bordo dum voo charter, confirmou à PANA uma fonte oficial em Kigali.

"O grupo é composto essencialmente por menores não acompanhados, mães vulneráveis e seus filhos”, declarou Olivier Kayumba, secretário permanente do Ministério rwandês da gestão das situações de emergência.

Desde a sua chegada a Kigali, os refugiados foram encaminhados para o campo de trânsito de Gashora, a cerca de 40 quilómetros no sudeste do Rwanda, onde foram acolhidos pelo edil do distrito de Bugesera, Richard Mutabazi, e por responsáveis do ACNUR.

"Reservamos um acolhimento especial ao Rwanda. Considerem este país como o vosso”, disse Mutabazi ao grupo de refugiados.

O Rwanda, o ACNUR e a União Africana (UA) assinaram no início de setembro corrente um Protocolo de Acordo (MoU) que prevê instaurar um dispositivo para evacuar refugiados fora da Líbia.

 

Segundo este acordo, o Rwanda vai receber e garantir a proteção dum grupo de 500 refugiados, atualmente retidos em centros de detenção na Líbia.

Serão transferidos em local seguro no Rwanda numa base voluntária, de acordocom a mesma fonte.

Em 2017, o Governo rwandês tomou este compromisso depois de informado sobre atos de opressão concernentes a dezenas de milhares de pessoas vindas de toda África e que estão bloqueadas na Líbia depois de terem falhado emigrar para a Europa.

Mas vários entre estes indivíduos eram escravos na Líbia, de acordo com a fonte.

Alguns podem ser reinstalados em países terceiros, outros retrocederão pelos países que lhes tenham dado primeiro asilo ou  regressarão aos seus respetivos países de origem.

Segundo estimações das Nações Unidas, perto de cinco mil emigrantes estão agora em detenção na Líbia, dois quais cerca de 70 por cento são refugiados e requerentes de asilo, submetidos na sua maioria a diferentes formas de abusos.

-0- PANA TWA/MA/NFB/TBM/MAR/DD 27set2019