Rússia preconiza união entre Líbios para diálogo nacional sobre crise no seu país

Tripoli, Líbia (PANA) - A Líbia precisa duma união para iniciar um diálogo nacional sobre a situação no país", declarou terça-feira em Moscovo, a capital russa, o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergueï Lavrov.

Durante uma conferência em Moscovo, após um encontro com seu homólogo líbio, Mohamed Siala, Lavrov anunciou que uma nova ronda de negociações entre partidos líbios sobre a paz ocorrerá na próxima semana em Moscovo, a capital russa.

Reiterou o apoio do seu país a uma conferência inclusiva que reúna todos os Líbios e lanço um apelo para um "diálogo nacional eficaz suscetível de acabar com a crise" na Líbia.

"Este assunto ainda não foi decidido e, num momento oportuno", diremos (quando) e não (se) estou certo, o acordo de Skhirat (assinado a 17 de dezembro de 2015 em Marrocos) será emendando e o plano de ação do Secretário-Geral (da ONU) será implementado.  e é claro que toda a sociedade líbia será convidada a participar", acrescentou o diplomata.

O chefe da diplomacia russa sublinhou que o seu país está pronta para contribuir para um  acordo claro sobre a crise na Líbia.

Acrescentou que a Rússia está pronta para contribuir com todos os meios para se chegar a um acordo definitivo.

"E desde o início da crise da Líbia (em fevereiro de 2011), sempre tivemos contactos com todos os partidos políticos e tribos, e hoje mantemos uma relação muito estreita com todas as partes envolvidas na crise ", explicou.

"Esperamos que uma vez estabilizada a situação, todas as ameaças que pairam sobre o Estado  líbio e a segurança dos cidadãos serão eliminadas e poderemos desenvolver a nossa cooperação com uma Líbia livre, neutra e soberana", desejou.

Por sua vez, o ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Siala, expressou a esperança de que as próximas negociações abram o caminho a um referendo sobre a Constituição e as eleições gerais.

"Desejo que a mediação e as negociações entre diversos países envolvidos tenham como objetivo principal a organização de eleições presidenciais e legislativas e um referendo sobre a Constituição " na Líbia, concluiu.

-0- PANA BY/BEH/DIM/DD 13dez2017

13 ديسمبر 2017 12:22:18




xhtml CSS