Rússia ajuda Gana a desenvolver indústria nuclear

Accra, Gana (PANA) – A Rússia vai ajudar o Gana a desenvolver a sua indústria nuclear, sobretudo a energia nuclear, anunciou o Minstério ganense da Energia e Petróleo, soube-se de fonte oficial.

Para o efeito, o Ministério ganense da Energia e Petróleo deve concluir em junho próximo um acordo com a Empresa da Energia Atómica da Rússia (ROSATOM) sobre as modalidades de realização de projetos comuns no quadro do desenvolvimento duma indústria nuclear no Gana, de acordo com a fonte..

O acordo será rubricado durante uma conferência ministerial internacional sobre a energia nuclear  prevista para junho próximo em São Petesburgo (Federação da Rússia) em que participará uma delegação ganense.

O diretor-geral da Comissão da Energia Atómica do Gana, Benjamin J.Botwe Nyardo, indicou que esta decisão se segue ao protocolo de Acordo (MOU) assinado no ano passado pelo ministério ganense da Energia e pela ROSATOM e nos termos do qual as duas partes decidiram estabelecer relações bilaterais de cooperação no domínio da energia nuclear para fins pacíficos.

Benjamin J. Botwe Nyarko, que fez esta declaração em Accra durante uma visita de cortesia efetuada por uma delegação da ROSATOM ao ministro da Energia e Petróleo, Emmanuel Buah, que afirma que chegou o monumento de tomar medidas tangíveis para o desenvolvimento da energia nuclear no Gana onde a mesma é considerada como uma opção viável.

Para Emmanuel  Buah , a procura acrescida deste produto no país, devido ao crescimento económico, exige medidas aceleradas para se recorrer à energia nuclear e o Gana vai fazer o seu possível para respeitar a sua parte do acordo.

-0- PANA MA/ASA/SSB/FK/DD 28abril2013

28 Abril 2013 12:46:09


xhtml CSS