Ruanda realiza campanha de vacinação contra sarampo

Bugesera- Ruanda (PANA) -- Uma vasta campanha de imunização contra o sarampo para cerca de três milhões de crianças ruandesas foi oficialmente lançada terça-feira em Bugesera, um distrito do sudeste do Ruanda, e deverá alargar-se a outras províncias do país, constatou a PANA no local.
"A imunização contra o sarampo é necessária para prevenir uma taxa de mortalidade elevada no Ruanda", declarou à imprensa o ministro ruandês da Saúde, Richard Sezibera.
Segundo o governante, esta operação realiza-se na sequência dum número crescente de casos de sarampo nomeadamente nas províncias fronteiriças com as zonas florestais dos países vizinhos.
"Algumas províncias do sul, do leste, e do oeste do Ruanda fronteiriças com o Burundi e a República Democrática do Congo são mais afectadas pelos casos de sarampo devido nomeadamente a condições deploráveis de higiene e de desnutrição", lamentou.
Num comunicado divulgado segunda-feira à noite em Kigali, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) saudou esta iniciativa do Governo ruandês visando prevenir a mortalidade materna e infantil.
"Esta campanha de vacinação é a primeira destinada a um maior número de petizes desde o genocídio de 1994.
Com certeza, a amplitude do sarampo não é tão grave como tal, pois apenas uma criança em cada 50 morre na sequência desta doença", declarou o representante residente do UNICEF, Joseph Foumbi.
Para Foumbi, o Ruanda fez progressos significativos na prevenção contra a mortalidade materna e infantil.

07 Outubro 2009 08:55:00




xhtml CSS