Ruanda e Quénia submetidos à avaliação paritária em Banjul

Banjul- Gâmbia (PANA) – A sétima reunião do fórum -do Mecanismo Africano de Avaliação Paritária (MAAP) da UA encerrou-se sexta-feira em Banjul com uma análise brilhante sobre o Quénia e o Ruanda.
O encontro, organizado antes da sétima cimeira da União Africana (UA) que se iniciou este sábado na capital gambiana, foi presidido pelo líder do fórum do MAAP, o Presidente nigeriano Olusegun Obasanjo.
Uma fonte próxima da reunião, acontecida à porta fechada, disse à PANA sob anonimato que a avaliação dos dois países foi realizada com "objectividade e franqueza".
Sobre o Quénia, a fonte indicou ter havido um compromisso das demais nações africanas para ajudar este país na sua reforma constitucional e na busca de um consenso, área onde o Quénia tem sido considerado fraco.
Além da reforma constitucional, a gestão de diversidade na construção nacional, partidos políticos, a agenda nacional, a corrupção, a distribuição de terras, a reforma e a alternância da liderança também foram debatidos durante este encontro.
A fonte acrescentou que o Ruanda foi louvado pela sua "tolerância zero" contra a corrupção e a sua gestão de diversidade, particularmente na sequência do genocídio de 1994.
Baseado nesta avaliação, o encontro concordou em organizar ainda este ano em Abuja, capital federal da Nigéria, uma conferência sobre a administração da diversidade em África, com o Ruanda como uma nação de recurso chave.
O Gana foi o primeiro país a ser avaliado no âmbito do programa, Mecanismo Africano de Avaliação Paritária (MAAP) da UA criado pelos líderes africanos para ajudar a melhorar a governação no continente negro.
O MAAP compromete-se a apoiar as nações desejosas de melhorar a sua situação identificada e vai permitir a demais países participantes seguir o exemplo das nações a ser avaliados.
Até ao momento, 25 países têm formalmente acesso a este processo.
As outras nações a serem avaliadas são a África do Sul, Argélia, Nigéria e as ilhas Maurícias.

01 Julho 2006 13:01:00




xhtml CSS