Rresponsável de seita islamita Boko Haram detido na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – Um responsável da seita islamita Boko Haram na cidade de Kano, no norte da Nigéria, identificado como Mohamed « Hamza » Aliyu, está detido no país, anunciou segunda-feira a Polícia da Nigéria.

Segundo o diário privado Vanguard, que cita o comissário da Polícia de Kano, Ibrahim Idris, Aliyu foi capturado num posto de controlo, quando tentava fugir da cidade, na sequência dum tiroteio entre membros de Boko Haam e a Polícia que fez sete mortos entre os quais quatro  islamitas e três polícias.

Idris indicou que os seus agentes tinha encontrado no veículo de Aliyu armas  roubadas que pertenciam à Polícia nos Estados vizinhos de Yobe e Kaduna, no norte.

« No total, 14 suspeitos estão presos e um inquérito revelou que nenhum dos islamitas era originário de Kano e que se tratava de estrangeiros que, após ter tornado o seu Estado inabitável, tinham fugido para Kano e abusando da hospitalidade deste Estado », sublinhou.

Kano é palco de ataques incessantes por parte de presumíveis membros de Boko Haram nestes últimos tempos.

Quinta-feira última, homens armados atacaram um colégio da Força Aérea Nigeriano (NAF), sita  nesta cidade, matando três soldados e ferindo um.

A NAF indicou num comunicado que estes homens armados eram ladrões, mas  analistas pensam que se trata de membros da seita Boko Haram que cometem atentados mortíferos no norte da Nigéria.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/IBA/MAR/DD 19dez2011

19 Dezembro 2011 19:57:27


xhtml CSS