Romance de Hampaté Bâ adaptado a teatro

Paris- França (PANA) -- O romance do maliano Amadou Hampaté Bâ, "Vie et Enseignement de Tierono Boukar", adptado ao teatro, é apresentado a partir desta terça-feira durante 10 dias no Teatro do Norte em Paris, soube a PANA de fonte segura.
Segundo o seu encenador Peter Brook, a peça visa homenagear Hampaté Bâ, cujo espírito e riqueza de alma fazem lembrar as personagens das peças teatrais do britânico Sheakespeare, autor nomeadadmente de "Hamlet".
"Hampaté Bã encarnava um certo espírito animado do sofismo.
A sua presença fazia sentir a riqueza dos seus conhecimentos.
Passou duma aldeia africana para a vida internacional, penetrando todas as zonas da política, da cultura e da religião", afirmou o realizador durante a conferência de apresentação da peça teatral.
Apresentado pelo cómico burkinabe Sotigui Kouyaté, Tierno Bokar aparece como um homem simples e notável, tendo uma vida pacífica e ímpar, no meio duma África que ainda não tinha sido "profanada" pela aventura colonial.
O ambiente faz ódios, ciúmes, pressões políticas subsequentes à chegada dos colonos, transforma Tierno Bocar e o obriga a forjar um destino na adversidade.
"Isso concorda com os própositos de Hampaté Bâ, quando disse que o homem é um guerreiro.
Não no sentido banal da palavra, mas no sentido de que quando mais os obstáculos aparecem, menos o homem cruza os braços", explicou Brook.
Após o êxito da sua primeira apresentação em Lille, no norte da França, a peça será apresentada durante 10 dias na capital francesa, com outras personagens tais como a maliana Djenaba Koné e a francesa Hélène Patrot.
Já apresentada na Alemanha, Espanha e no Brasil durante o verão, a peça Tierno Bokar é um extracto da obra romanesca de Amadou Hampaté Bâ que foi favorávelmente acolhida pelo público e pela crítica.
Falecido em 1991, aos 90 anos, Hampaté Bâ deixou atrás de si uma importante obra literária com romances como "L'Etrange destin de Wangrin", "L'Enfant Peulh", e "Vie et Enseignement de Tierno Bokar".

26 Outubro 2004 22:19:00


xhtml CSS