Agência Panafricana de Notícias

Reunião de alto nível em Bruxelas sobre diálogo euroafricano sobre migração

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Os ministros belgas da Cooperação, Alexander de Croo, e do Asilo e Migração, Theo Francken, presidiram esta semana, em Bruxelas, a uma reunião de alto nível dos funcionários do Diálogo Euroafricano sobre a Migração e Desenvolvimento no quadro do Processo de Rabat, anunciou sexta-feira fonte oficial.

O encontro visou preparar a conferência ministerial do diálogo euroafricano sobre a migração de 2018, segundo um comunicado do Governo belga.

Durante a reunião, os altos funcionários africanos e europeus debateram sobre os meios de melhorar a gestão dos fluxos migratórios entre África e Europa para promover a migração legal e a luta contra a migração irregular, incluindo a luta contra o tráfico de seres humanos e uma melhor gestão das fronteiras bem como a readmissão e a reintegração.

Os delegados africanos e europeus debateram ainda as causas profundas da migração irregular e as deslocações forçadas das populações bem como a proteção internacional e o asilo.

Desde 2006, o Processo de Rabat é um quadro de diálogo intergovernamental sobre a mgiração que agrupa mais de 60 países da Europa, da África do Norte, da África Ocidental e da África Central bem como a União Europeia e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

-0- PANA AK/BEH/MAR/IZ 12maio2017