Restos mortais de Mandela transportados para Pretória

Pretória, África do Sul (PANA) – Um dia após a homenagem planetária prestada a Nelson Mandela em Soweto, os projetores dirigiram-se para Pretória onde os restos mortais do herói da luta anti-apartheid e ícone mundial estarão expostos durante três dias em Union Buildings, sede oficial do Governo.

A urna do homem de Estado Nelson Mandela foi transportada esta quarta-feira de manhã pelas ruas da capital onde dezenas de milhares de pessoas lhe prestaram a última homenagem.

A caixa foi transportada num carro funerário de cor preta coberto da bandeira sul-africana, escoltado por motocicletas e sobrevoado por helicópteros militares.

Os Sul-africanos estão divididos entre a tristeza e a alegria, mas todos celebram o legado deixado por este líder admirado no mundo inteiro.

Muitas pessoas na multidão lançaram flores para o cortejo e cantaram « Asibonanga », a célebre canção de Johnny Clegg dedicada a Mandela.

O público, os chefes de Estado e outras personalidades convidadas poderão render homenagem aos restos mortais de Mandela durante três dias, no mesmo local onde ele prestou juramento 20 anos antes para se tornar no primeiro Presidente democraticamente eleito desta nação e num ícone para o planeta inteiro.

Mandela será sepultado domingo na sua aldeia natal de Qunu, na província do Cabo Oriental e, no dia seguinte, será organizada uma jornada nacional de reconciliação na Union Buildings onde será descerrada uma grande estátua natural de Madiba.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/FK/IZ 11dez2013

11 december 2013 19:20:41




xhtml CSS