Responsável deplora fraco controlo de dois vulcões ativos no leste da RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) – Os vulcões Nyamulagira e Nyiragongo, ativos no leste da República Democrática do Congo (RDC), estão a ser vigiados em apenas 30 porcento, declarou neste fim-de-semana o diretor-geral do Observatório Vulcânico de Goma (OVG), Kacho Karumu.

Em entrevista à imprensa, Karumu deplorou esta situação que, a seu ver,  se deve aos roubos recorentes bem como à vestudade do material de vigilância do OVG.

Ele advogou consequentemente a renovação do material de vigilância do Observatório.

As capacidades do OVC foram aumentadas em 2002 graças a financiamentos externos, nomeadamente da União Europeia (UE) e da Agência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Internacional (USAID), o que permitiu controlar de mais perto os solavancos de Nyamulagira e de Nyiragongo, revelou.

Os vulcões Nyamulagira e Nyiragongo são os dois em atividade dos oito que conta a cadeia montanhosa de Virunga situada no parque dos Virunga, no leste da RD Congo.

O vulcão Nyamulagira entra em erupção em intervalos regulares, isto é de dois em dois anos, contrariamente a Nyiragongo que é imprevísivel, indica-se.

-0- PANA KON/AAS/SOC/MAR/DD 21maio2011

21 Maio 2011 12:51:59


xhtml CSS