Representante do SG da ONU na Serra Leoa esperado em Estrasburgo

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Serra Leoa, Daudi Mwakawago, é aguardado segunda-feira em Estrasburgo (França) onde será recebido pelo Parlamento Europeu reunido em sessão plenária.
Daudi Mwakawago, chefe da missão onusina na Serra Leoa, discutirá com os eurodeputados o caso de Charles Taylor, ex-Presidente da Libéria, exilado actualmente na Nigéria.
O Parlamento Europeu adoptou recentemente uma resolução na qual pede ao Presidente nigeriano, Olusegun Obasanjo, para entregar Charles Taylor ao Tribunal Especial da ONU sobre a Serra Leoa para ser julgado por crimes de guerra cometidos neste país.
O ex-chefe do Estado liberiano é ainda acusado de continuar a orquestrar, a partir da Nigéria, manobras que visam destabilizar a Libéria.
A Nigéria está cada vez mais sujeita a pressões internacionais para que entregue Charles Taylor a este Tribunal criado pela ONU para julgar crimes contra a humanidade cometidos na Serra Leoa.
Após ter abordado este assunto na semana passada em Washington (Estados Unidos) com o seu homólogo George W.
Bush, o Presidente Obasanjo reunir-se-á, no mesmo contexto, quarta-feira em Genebra (Suíça) com Kofi Annan, Secretário-Geral das Nações Unidas.

08 may 2005 16:34:00




xhtml CSS