Representante da ONU para Luta contra Violência Sexual na Côte d´Ivoire

Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) – A representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Luta contra a Violência Sexual nos Conflitos Armados, Margot Wallström, chegada segunda-feira a Abidjan, iniciou terça-feira reuniões internas com as autoridades das Nações Unidas na Côte d´Ivoire (ONUCI).

« Todas estas discussões enquadram-se no mandato que visa lutar contra a violência sexual cometida contra as mulheres em período de conflito », declarou Wallström, no termo destas reuniões.

Trata-se, segundo ela, de melhor compreender a situação e de melhor enfrentar os desafios tanto com a ONUCI como através da trocas de ideias com as vítimas da violência sexual.

Ela garantiu a vontade da sua missão de fazer todo o seu possível para a aplicação das ações de prevenção.

« Vamos discutir com os parceiros aqui na Côte d´Ivoire para ver como dar uma resposta a este problema para igualmente lutar contra a impunidade », sublinhou.

Para melhor salientar as necessidades na matéria, a representante especial anunciou uma visita a Bouaké (centro) e a Duékoué (oeste), onde graves exações foram cometidas durante a crise pós-eleitoral, de dezembro de 2010 a abril de 2011.

Vários encontros com os membros do Governo ivoiriense, das Organizações não Governamentais, da sociedade civil e com os parceiros do sistema das Nações Unidas estão inscritos no programa da visita de uma semana de Wallström.

-0- PANA BAL/TBM/IBA/MAR/IZ 22nov2011

22 Novembro 2011 19:23:08




xhtml CSS