Representante da ONU na Somália duvida de realização de eleições em datas indicadas

Mogadíscio, Somália (PANA) – O representante especial das Nações Unidas na Somália, Micheal Keating, emitiu dúvidas sobre a realização, nas datas indicadas, das eleições na Somália.

Em declarações à imprensa, Keating exprimiu no entanto a esperança de as ver organizadas nos próximos meses.

Estas declarações foram feitas em paralelo aos trabalhos em curso do Fórum Nacional dos  líderes somalis em Mogadíscio para concluírem os preparativos das eleições que até ao momento ainda não deram resultados esperados.

Por outro lado,  líderes políticos somalis pediram ao Presidente somali, Hassan Sheikh Mahmoud, para deixar o Palácio Presidencial por razões ligadas ao fim do seu mandato.

Um site de informações somalí, Jawhar, citou sábado último o primeiro-ministro somali, Abdel,  como tendo dito não conhecer uma razão legal que permite ao chefe de Estado cessante permanecer no poder.

Segundo a mesma fonte, candidatos propuseram a sua substituição pelo presidente do Parlamento, Mohamed Sheikh Othman Jawari.

O Presidente da República da Somália foi eleito a 10 de setembro de 2012, tendo cumprido o seu mandato até 10 de setembro de 2016.

Porém, o fórum nacional dos líderes decidiu, em agosto último, prorrogar o mandato das instituições da República e adiar o escrutínio presidencial para finais de outubro próximo,  decisão rejeitada por partidos políticos somalis.

-0- PANA AD/IN/IS/SOC/FK/DD 12set2016

12 Setembro 2016 08:05:20




xhtml CSS