Agência Panafricana de Notícias

Relatório revela disparidades raciais na África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – Vinte anos depois do advento da democracia na África do Sul foram constatadas disparidades massivas nas condições de vida das crianças negras e brancas, segundo um novo relatório divulgado pela Direção de Estatísticas.

O documento, apresentado segunda-feira em Pretória pelo técnico de estatística Pali Lehohla, abrange 5,3 milhões de crianças menores de cinco anos de idade que representam 10 porcento da população, das quais 85 porcento são descritas como "africanos negros".

O relatório adverte contra "as diferenças raciais persistentes" no país entre os mais jovens e as consequências que elas criam no futuro.

"Os resultados revelam que as crianças de origem negra africana e os grupos de populações mestiças estão de modo perpétuo em desavantagem comparativamente aos pertencentes à população branca, indiana/asiática", sublinha o relatório.

Por exemplo, o documento nota que a maioria das famílias com crianças de grupos de população branca (93,7 porcento) e indiana/asiática (97,0 porcento) possuem água corrente nas suas casas, enquanto 77,9 porcento e apenas 27,1 porcento das crianças oriundas respetivamente de grupos de população mestiça e negra africana têm acesso a ela.

Por outro lado, todas as crianças oriundas de grupos de população indiana/asiática e 97,1 porcento das crianças brancas vivem em famílias que utilizam casas de banho com água. Todavia, 89,6 porcento das crianças oriundas de população mestiça e 40,2 porcento originárias da população negra africana vivem em casas que têm acesso similar a este sistema.

"Estas condições ilustram que a herança do apartheid continua enraizada na sociedade sul-africana e, portanto, políticas que visam corrigir estas disparidades raciais continuam a ser uma prioridade absoluta para fazer dos direitos das crianças uma realidade", conclui o relatório.

O relatório está a ser analisado pela Presidência da República sul-africana.

-0- PANA CU/SEG/NFB/TBM/IBA/CJB/TON 19nov2013