Relator especial da ONU sobre racismo esperado em Nouakchott

Nouakchott, Mauritânia (PANA)   - O relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o racismo, Matuma Ruteere, é aguardado esta segunda-feira em Nouakchott para "uma visita de acompanhamento" de cerca de uma semana, soube a PANA de fontes oficiais.

Durante esta viagem, o alto responsável onusino vai "recolher informações sobre obstáculos à eliminação do racismo e a discriminação racial", de acordo com as mesmas fontes.

Por outro lado, Ruteere assistirá a 3 de setembro corrente a um atelié de lançamento de um projeto ligado a um plano nacional de ação contra a discriminação, dizem as fontes.

A sua visita visa avaliar o cumprimento das recomendações sobre a melhoria da situação de grupos marginalizados, nomeadamente antigos escravos chamados Harantines e grupos étnicos afro-mauritanos, feitas durante a última visita de um relator especial das Nações Unidas sobre o racismo na Mauritânia em 2009.

Na Mauritânia,  situada entre a África Ocidental e o mundo árabe, os negros queixam-se constantemente de discriminação racial, indica-se.

-0- PANA SAS/TBM/IBA/DD  02set2013

02 Setembro 2013 10:10:39


xhtml CSS